Telefones: Fixo: (11) 2894-6529 / Cel e WhatsApp: (11) 93487-1290

Quem tem dinheiro parado na conta corrente também precisa declará-lo no Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2023, até o dia 31 de maio. Para isso, é importante estar ciente das regras e procedimentos que regem esse processo.A Receita Federal determina que apenas as contas correntes, conjuntas ou não, com saldo acima de R$ 140,00 precisam ser declaradas. Se o saldo for inferior a esse valor, não é necessário declarar no Imposto de Renda.

A primeira etapa para declarar dinheiro em conta corrente é reunir todos os comprovantes que você precisa. Isso inclui o informe de rendimentos que o banco envia todos os anos para seus clientes, contendo informações sobre os valores movimentados na conta corrente durante o ano anterior.

Com os comprovantes em mãos, você deve iniciar o preenchimento da declaração de Imposto de Renda. Para isso, é necessário baixar e instalar o programa do IRPF no site da Receita Federal.

Ao abrir o programa, selecione a opção "Declaração de Ajuste Anual" e informe todos os seus dados pessoais, como nome, CPF e endereço.

Em seguida, você deve preencher a seção de "Rendimentos Tributáveis Recebidos de PJ", informando os valores que recebeu ao longo do ano e que devem ser tributados. Nessa seção, você deve incluir os valores recebidos na conta corrente, como salários, pensões e aposentadorias.

A conta corrente é considerada um depósito bancário. Por isso, na declaração, ela deve ser discriminada na aba “Bens e Direitos”, sob o código “61 – Depósito bancário em conta corrente no País”. Também é preciso informar o CNPJ e nome do banco no qual a conta corrente está aberta.

Os contribuintes que têm conta em mais de um banco precisam informar os valores que estão em cada conta, em lançamentos independentes.

Agora, se a conta está negativa, aí devem ser declarados saldos negativos a partir de R$ 5.000 no dia 31/12/2022. Neste caso, a dívida deve ser informada em “Dívidas e Ônus”, sob o código “11 – Estabelecimento bancário comercial”.

Por fim, confira todas as informações inseridas e, se estiverem corretas, envie a declaração para a Receita Federal.

É importante lembrar que declarar dinheiro em conta corrente é obrigatório e, caso você não o faça, pode ser penalizado com multas e juros. Por isso, é essencial se certificar de que todas as informações estão corretas e que você não deixou de informar nenhuma fonte de renda ou bens.

Seguindo essas etapas, o contribuinte estará em conformidade com as leis fiscais e evitará possíveis penalidades.

Fonte: Contabeis.com.br