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Nome do Curso: Intensivo de Lucro Real e Presumido (IRPJ - CSLL - PIS - COFINS - Planejamento Tributário - CPC 32 - IN RFB 1.700 - ECF - Demonstrações Contábeis)

Acesse seu Curso Online Área: Tributária / Fiscal / SPED

Posição: DISPONÍVEL

Pontuação CRC: 32 - Pontos
Carga Horária: 32 Horas Local: Acesso Ilimitado por 75 Dias Horário: Acesso 24 Horas
Valor por Aluno: R$ 680,00 Instrutor: José Joaquim Filho CONHEÇA O INSTRUTOR

Detalhes Do Curso

Para compra do combo, escolha a forma de pagamento e preencha a ficha de inscrição ao lado.                         Resultado de imagem para seta

FORMAS DE PAGAMENTO: 
- Inscrição via Boleto 
- Inscrição via Depósito Bancário
- Inscrição via Cartão de Crédito: Em 1X sem juros ou em até 12X com juros (PagSeguro)
- Inscrição via Empenho (Órgãos Públicos). 
 

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    Pontuação no EPC CRC/SP: 24 Pontos

 

 

Descrição:LEIA MAIS...

 

Intensivo de Lucro Real e Presumido

(Apuração do IRPJ e CSLL – Planej.Tributário - CPC 32 - IN RFB 1.700 - ECF - Fechamento do Exercício)

 

Objetivo:  Orientar como calcular e apurar corretamente o IRPJ e a CSLL das empresas tributadas pelo Lucro Real (Anual e Trimestral) e Lucro Presumido, a escrituração da parte A e B do e-Lalur e e-Lacs das empresas do lucro real e a escrituração dos Blocos M,N e P do programa ECF, o controle das subcontas contábeis, bem como as novidades trazidas pela Lei n° 12.973/14 e IN RFB nº 1.700/17 para fins de IFRS; o planejamento tributário, o aproveitamento de créditos, os incentivos fiscais, distribuição de lucros, juros sobre o capital próprio e as regras contábeis trazidas pelo CPC 32 (tributos sobre o lucro), dos ativos e passivos fiscais correntes e diferidos.

Público Alvo: Contadores, Empresários, Administradores, Consultores, Economistas, Auditores, Advogados, Analistas, Assistentes, Profissionais de TI e demais interessados na matéria.

Benefícios: Ao término do treinamento, os participantes receberão um CD contendo planilhas em excel para fins de cálculo do IRPJ e a CSLL do Lucro Real, a escrituração do Lalur, Lucro Presumido, Incentivos Fiscais, Plano de Contas e o planejamento tributário para implantação junto às suas empresas.

InstrutorJosé Joaquim Filho

Pontuação CRC/SP: 24 Pontos - AUD: 24, CMN: 24, SUSEP: 24, ProGP: 24, Perito: 0

Carga Horária: 24hs

 

1. LUCRO REAL
1.1- Pessoas Jurídicas Tributadas com base no Lucro Real

  • Conceito 
  • Apuração do Imposto 

1. 2-Lucro Real Trimestral

  • Apuração do IRPJ e a CSLL
  • Compensação de prejuízos fiscais 
  • Pagamento do imposto 
  • Tratamento do saldo credor (Dcomp)
  • Vantagens e desvantagens 
  • Casos práticos  

1.3- Lucro Real Anual – Regime de Estimativa

  • Apuração do IRPJ  e a CSLL
  • Conceito de receita bruta 
  • Valores que não integra a receita bruta 
  • Percentuais aplicados sobre a receita bruta
  • Deduções permitidas 
  • Base de cálculo do imposto 
  • Pagamento do imposto 
  • Vantagens e desvantagens 
  • Casos práticos 


1.4-Lucro Real Anual – Balanço de Suspensão ou Redução 

  • Condição para suspender ou reduzir o pagamento 
  • Adições e exclusões do lucro líquido 
  • Análise das despesas dedutíveis e indedutíveis
  • Análise das receitas tributáveis e não tributáveis
  • Lista completa das despesas indedutíveis e receitas não tributáveis
  • Compensação de prejuízos fiscais 
  • Deduções permitidas 
  • Base de cálculo do imposto 
  • Pagamento do imposto 
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
  • Ajuste anual para fins de saldo Credor / Dcomp
  • Vantagens e desvantagens 
  • Casos práticos. 


2. LUCRO PRESUMIDO 

  • Definição 
  • Empresas que podem optar pelo lucro presumido 
  • Empresas impedidas a optar pelo lucro presumido 
  • Período de apuração 
  • Momento da opção 
  • Regime de competência ou caixa 
  • Percentuais aplicados sobre a receita bruta
  • Deduções e compensações 
  • Base de cálculo do imposto 
  • Cálculo do imposto de renda e a contribuição social
  • Pagamento do imposto 
  • Vantagens e desvantagens
  • Caso Prático.


3. ECF - ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL FISCAL (IN RFB nº 1.422/13)

  • Composição dos Blocos e Registros do programa
  • Pessoas Jurídicas obrigadas e desobrigadas a apresentar
  • Prazos para entrega
  • Penalidades pela não entrega
  • Cruzamentos da ECF com os demais programas SPED
  • Abertura das subcontas no plano de contas para o mapeamento na ECF e ECD (IN RFB nº 1.700/17);
  • Ajustes do lucro líquido (adições, exclusões e compensações)
  • Como preencher no sistema os Blocos M,N - (Lucro Real) - e-Lalur / e-Lacs e  o IRPJ/CSLL a Pagar / Saldo Credor;
  • Como preencher no sistema o Bloco P (Lucro Presumido)  – e o IRPJ/CSLL a Pagar / Saldo Credor.



4. TRIBUTOS SOBRE O LUCRO - REGRAS CONTÁBEIS E FISCAIS (CPC 32, CPC PME, Seção 29 e Resolução CFC nº 1.189/09) 

  • Conceitos e diferenças entre Imposto Corrente e Imposto Diferido
  • Reconhecimento de Ativos e Passivos Fiscais Correntes e Diferidos
  • Diferenças Temporárias x Permanentes
  • Tratamentos dos Prejuízos Fiscais 
  • Adições e Exclusões no e-Lalur/e-Lacs
  • Diferenças entre BRGAAP X USGAAP X IFRS
  • Tributos diferidos advindo de combinação de negócios
  • Contabilizações para fins de apresentação do Balanço Individual e Consolidado
  • Divulgação em notas explicativas
  • Caso prático.


5. INCENTIVOS FISCAIS

  • Beneficiários 
  • Tipos de benefícios fiscais 
  • Quadro resumo dos incentivos fiscais
  • Caso prático. 


6. DISTRIBUIÇÃO DE LUCROS PELO LUCRO REAL E LUCRO PRESUMIDO

  • Enquadramento 
  • Benefícios 
  • Novidades trazidas pela IN RFB nº 1.397/13
  • Distribuição antecipada durante o ano-calendário
  • Cruzamentos pelo fisco com as declarações acessórias
  • Vantagens e Desvantagens
  • Caso prático. 


7. JUROS SOBRE O CAPITAL PRÓPRIO (JSCP)

  • Contas que compõem o cálculo dos JSCP
  • Dedutibilidade 
  • Contabilização 
  • Cálculos dos juros 
  • Vantagens e desvantagens
  • Caso prático.


8. PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO

  • Qual é a melhor opção: lucro real ou presumido?
  • Técnicas de elaboração de planejamento tributário
  • Composição dos custos e despesas para fins de elisão fiscal.


9. NOVOS TRATAMENTOS CONTÁBEIS E TRIBUTÁRIOS DO IRPJ/CSLL/PIS/COFINS PARA FINS DE ADEQUAÇÃO ÀS NORMAS INTERNACIONAIS DE CONTABILIDADE EM IFRS, LEI Nº 12.973/14 E A IN RFB Nº 1.700/17.

  • Classificação e Mapeamento da Subcontas contábeis oriundas da Lei nº 12.973/14 para o eLalur e o eLacs (Partes A e B) e a apuração nos Blocos L, M e N do ECF)
  • Novo conceito de receita bruta para fins tributários
  • Apuração da Distribuição de Lucros/ Dividendos
  • Tratamento dos Juros Sobre o Capital Próprio (JSCP)
  • Depreciações e amortizações (fiscal X contábil)
  • Bens de pequeno valor
  • Arrendamento mercantil (leasing)
  • Subvenções para investimento
  • Prêmio na emissão de debêntures
  • Ajuste a valor presente - AVP
  • Teste de recuperabilidade (Impairment)
  • Atividade imobiliária
  • Custo de empréstimos
  • Propriedade de investimento
  • Ganho de capital na venda de Bens do ativo de longo prazo
  • Despesas pré-operacionais e de expansão das atividades
  • Despesas com emissões de ações
  • Contratos de concessão de serviços públicos
  • Prejuízos não operacionais / operações descontinuadas
  • Custos estimados de desmontagens
  • Avaliação a valor justo
  • Fusão, cisão e incorporação (ágio/deságio-goodwill)
  • Contrato de Concessões
  • Subvenções para Investimento
  • Prêmio na Emissão de Debêntures
  • Juros Pagos ou Incorridos
  • Aquisição de participação societária.


Atenção: Trazer calculadora financeira (ex. HP).

 

PIS / COFINS – Regime Cumulativo e Não Cumulativo

 

Objetivo: Orientar a correta forma de apuração das contribuições para o PIS/PASEP e COFINS nos regimes cumulativo e não cumulativo, o novo conceito de insumo e sua aplicação no dia-a-dia das empresas as particularidades que devem ser observadas e os recentes posicionamentos do Fisco sobre os créditos, incluindo as disposições da IN 1.911 de 2019 e as possíveis situações de economia tributária.Orientar a correta forma de apuração das contribuições para o PIS/PASEP e COFINS nos regimes cumulativo e não cumulativo, o novo conceito de insumo e sua aplicação no dia-a-dia das empresas as particularidades que devem ser observadas e os recentes posicionamentos do Fisco sobre os créditos, incluindo as disposições da IN 1.911 de 2019 e as possíveis situações de economia tributária.

Público Alvo: Profissionais do departamento fiscal, contadores, administradores, consultores, economistas, analistas e demais profissionais interessados na matéria.

Metodologia:  

Curso Teórico e Prático.

  • Gravações em Vídeos: 7h40h
  • Desenvolvimento de Exercícios: 20m

Carga Horária: 8hs

Instrutora: Andrea NIcolini

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Formas de apuração das contribuições

Fato gerador e alcance de receita bruta

Regimes Monofásicos

Terceiro setor – imunes e isentas

Conceito e tributação de receitas financeiras

Regime Cumulativo

Exceções ao regime não cumulativo

- Conceito de receita bruta para formação da base de cálculo

- Alíquotas aplicáveis – regime normal e regimes especiais

- Deduções permitidas

- Apuração e recolhimento

- Impacto na EFD-C

Regime Não Cumulativo

- Base de cálculo (conceito de receita bruta e demais receitas)

- Crédito bens para revenda e exceções

- Crédito Insumo – Composição do custo

- Visão do Fisco sobre o novo conceito de insumo – IN 1.911

- Fretes

- Energia elétrica e energia térmica

- Aluguéis de prédios, máquinas e equipamentos,

- Arrendamento mercantil (CPC 06R2 x Ajustes fiscais)

- Máquinas, equipamentos e outros bens incorporados ao ativo imobilizado

- Edificações e benfeitorias em imóveis próprios ou de terceiros

- Bens recebidos em devolução

- Armazenagem de mercadoria e frete na operação de venda,

- Vale-transporte, vale-refeição ou vale-alimentação, fardamento ou uniforme

- Bens incorporados ao ativo intangível

- Transportadoras de cargas – crédito específico

- Das vedações à apuração e utilização dos créditos’

- Faturamento misto (rateio do crédito)

- Aquisição de produtos não tributados

- Manutenção do crédito

- Alíquotas aplicáveis 

- Deduções permitidas na apuração (crédito de retenções e o momento de utilização)

- Ajustes positivos e negativos dos créditos - Deduções

- Estornos obrigatórios

- Apuração e recolhimento das contribuições

- Ressarcimento de créditos de PIS e COFINS.

Condições para Inscrição e Realização do Curso Leia Mais

 
 
FORMAS E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
 
FORMAS DE PAGAMENTO (CURSOS PRESENCIAIS E ONLINE  COM TRANSMISSÃO AO VIVO):
- Inscrição via Boleto à Vista: Para pagamento até 2 dias (úteis) antes do curso.
- Inscrição via Depósito Bancário à Vista: Para pagamento até 1 dia (útil) antes do curso. 
- Inscrição via Cartão de Crédito: Em 1X sem juros ou em até 12X com juros (PagSeguro), para compra até o dia do curso.
- Inscrição via Empenho (Órgãos Públicos) a Prazo: Para pagamento após o curso.
- Inscrição via Boleto ou Depósito Bancário (Pessoa Jurídica) a Prazo: Para pagamento após o curso (sujeito à aprovação).
 
 
FORMAS DE PAGAMENTO (CURSOS ONLINE GRAVADO - DISPONÍVEL):
- Inscrição via Boleto à Vista.
- Inscrição via Depósito Bancário à Vista.
- Inscrição via Cartão de Crédito: Em 1X sem juros ou em até 12X com juros (PagSeguro), para compra até o dia do curso.
- Inscrição via Empenho (Órgãos Públicos) a Prazo: Para pagamento após o curso.
 
 
POLÍTICA PARA PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS

 

CURSOS PRESENCIAIS:

1 - Incluso no Valor da Inscrição:
Coffee– Break e Material Didático em formato pdf.    
                                                                                                                                       
2 - Emissão de Certificado 
O aluno receberá seu certificado final da apresentação do curso.

3 - Assistência ao Aluno:
Após o encerramento do curso, oferecemos aos participantes uma assistência por mais 30 dias, via e-mail, para sanar as dúvidas diretamente com o instrutor, relacionada ao conteúdo abordado em sala de aula, limitada a 3 perguntas.

 

CURSOS ONLINE:

I - Modalidades dos Cursos:
- Transmissão ao Vivo:  Para o aluno que deseja o curso na data programada com o instrutor;
- Gravado e Disponível: Para o aluno que deseja o curso disponível sem data programada com o instrutor.

 

II -  Cursos Online (Transmissão ao Vivo):

Apresentação das Aulas ao Vivo: Para o aluno que deseja o curso na data programada com o instrutor.
Nesta modalidade o aluno poderá interagir diretamente com o Instrutor através da nossa Plataforma Integrativa, via Transmissão ao Vivo pelo ZOOM Meeting, esclarecendo as dúvidas em tempo real e compartilhando experiências e conteúdos.

Confirmação ou Cancelamento
Será enviado por e-mail para fins de confirmação ou cancelamento em até 1 útil antes da realização do curso.

Envio do Material 
Será enviado por e-mail no formato pdf. até o dia do curso.

Assistência ao Aluno:
Após o encerramento do curso, oferecemos aos participantes uma assistência por mais 30 dias, via e-mail, para sanar as dúvidas diretamente com o instrutor, relacionada ao conteúdo abordado em sala de aula, limitada a 3 perguntas.

Certificado de Participação e a Ficha de Avaliação:
Será enviado por e-mail em pdf após a realização do Curso.

Cursos Pontuados pelo CRC Descritos no Site (Profissionais de Contabilidade)
Para os cursos pontuados pelo CRC conforme NBC PG 12 (R3) – Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade, caso o aluno não tenha informado na ficha de inscrição o número do seu CRC/SP (para profissionais do Estado de São Paulo), ou o seu CPF, para profissionais de outros estados do país, deverá encaminhar o seu respectivo número por e-mail, para fins de pontuação no CRC.

Acesso ao Sistema (Login e Senha)
I) O login e a senha será enviado ao aluno por e-mail, após o preenchimento e envio da ficha de inscrição e pagamento do curso;
II) O login e senha disponibilizado é de uso pessoal e intransferível, correspondente ao valor da inscrição descrito no site.
III) É expressamente proibida a reprodução total e/ou parcial ou divulgação para quaisquer fins do conteúdo apresentado neste curso. (Lei dos Direitos Autorais nº 9.610 de 19/02/98, art. 29).

 

III -  Cursos Online (Gravado - Disponível): Para o aluno que deseja o curso disponível sem data programada com o instrutor.

Formas de Acesso à Plataforma:
- Através do e-mail enviado, seja bem-vindo ao curso, ou
- Na tela principal do nosso site, canto direito, acesse seu Curso Online, ou
- No Menu Curso Online (Gravado-Disponível), selecionar o curso desejado e clicar: Acesse seu Curso Online.
OBS: O login e senha disponibilizado é de uso pessoal e intransferível, correspondente ao valor da inscrição descrito no site.

Acesso ao Conteúdo: 

Conteúdo Gravado - Videoaula (Não Baixável)
O aluno poderá acessar a videoaula, quando desejar, por um período de 30 dias ou mais de acordo com o curso e a carga horária estipulada no site, a contar da data do pagamento e liberação do curso.

Materiais Didáticos (Baixáveis) - Para Impressão ou Gravação
a) Apostila em pdf. com a apresentação do instrutor;
b) Material de apoio em arquivos (opcional);
c) Exercícios (opcional).
Os materiais didáticos são os mesmos disponibilizados nos cursos presenciais.

Prazo para acesso ao Conteúdo
- O prazo para acesso à plataforma EAD está descrito no anúncio do curso em nosso site.
- Após expirar o prazo de acesso ao curso, é possível a prorrogação por mais 10 dias corridos com o pagamento da taxa de 50% do valor do curso para cobertura dos nossos custos. Após esse prazo, será cobrado o valor integral do curso.

Assistência ao Aluno
Oferecemos também aos participantes uma assistência durante o período do curso, via e-mail, para sanar as dúvidas relacionadas ao conteúdo abordado no curso, limitada a 3 perguntas.

Emissão de Certificado Após o Curso
I) O aluno terá acesso ao seu certificado diretamente na plataforma de apresentação do curso;
II) Requisitos necessários para concessão do Certificado:
- Participação igual ou superior a 75% da carga horária do curso.
- Para a contagem do percentual mínimo de 75% da carga horária do curso e emissão do certificado, é necessário o aluno(a) clicar em "MARCAR COMO ASSISTIDA" em cada aula concluída, conforme descrito na plataforma EAD.

Ficha de Avaliação:
Será enviado por e-mail em pdf após a realização do Curso.

Cursos Pontuados pelo CRC Descritos no Site (Profissionais de Contabilidade)
Para os cursos pontuados pelo CRC conforme NBC PG 12 (R3) – Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade, caso o aluno não tenha informado na ficha de inscrição o número do seu CRC/SP (para profissionais do Estado de São Paulo), ou o seu CPF, para profissionais de outros estados do país, deverá encaminhar o seu respectivo número por e-mail, para fins de pontuação no CRC.

Acesso ao Sistema (Login e Senha)
I) O login e a senha será enviado ao aluno por e-mail, após o preenchimento e envio da ficha de inscrição e pagamento do curso;
II) O login e senha disponibilizado é de uso pessoal e intransferível, correspondente ao valor da inscrição descrito no site.
III) É expressamente proibida a reprodução total e/ou parcial ou divulgação para quaisquer fins do conteúdo apresentado neste curso. (Lei dos Direitos Autorais nº 9.610 de 19/02/98, art. 29).

Critérios de Adiamento ou Cancelamento de InscriçõesLeia Mais

                                                       

                                                         Critérios de Adiamento ou Cancelamento de Inscrições
 
Da Premier Cursos:

I – A empresa reserva-se o direito de alterar datas e horários, quando não atingir o número mínimo de participantes para a realização do evento ou outros motivos, com 2 (dois) dias úteis de antecedência da data prevista para o início do curso. A empresa também não se responsabiliza por quaisquer gastos com deslocamento pelo participante para a realização do treinamento em função das referidas alterações;

II – Nas condições do curso ser transferido para outra data e o aluno tenha efetuado o pagamento da inscrição, poderá solicitar o reembolso do valor já pago ou utilizá-lo como crédito para outro treinamento de sua escolha. O Prazo máximo para reembolso do valor pago ou utilização do crédito é de 6 (seis) meses, a contar da data programada do curso.

III - Caso o curso seja cancelado e o aluno tenha efetuado o pagamento da inscrição, devolveremos integralmente o valor da inscrição;
 

Do Aluno:

I – Para participação do curso, é necessário o aluno está inscrito de acordo com a política de pagamento da Premier Cursos.

II – O preenchimento da ficha de inscrição não garante a participação do aluno e nem a confirmação do curso, é necessário aguardar o e-mail de confirmação da turma, que se dará em até 2 (dois) dias úteis antes do evento.
 
III – Caso o aluno não possa participar do curso, deverá informar o seu cancelamento de participação em até 2 (dois) dias úteis de antecedência ou solicitar a substituição por outro participante.

IV – Caso o aluno não compareça no dia do curso, o valor pago não será reembolsado, exceto por força maior comprovado (atestado médico, boletim de ocorrência ou similar).
Outras opções para participar deste curso:

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