Telefones: Fixo: (11) 2894-6529 / Cel e WhatsApp: (11) 93487-1290

Nome do Curso: Formação de Analista Contábil - Enfoque Contábil e Fiscal

Área: Contábil / Finanças / Auditoria

PRÓXIMAS DATAS
Carga Horária: 48 Horas Local: São Paulo Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (Diurno)
Valor por aluno : R$ 2.100,00 Instrutor: Equipe Técnica da Premier CONHEÇA O INSTRUTOR

Detalhes Do Curso

FORMAS DE PAGAMENTO:
- Inscrição via Boleto à Vista: Para pagamento até 2 dias (úteis) antes do curso.
- Inscrição via Depósito Bancário à Vista: Para pagamento até o dia curso. 
- Inscrição via Cartão de Crédito: Em 1X sem juros ou em até 12X com juros (PagSeguro), para compra até o dia do curso.
- Inscrição via Empenho (Órgãos Públicos) a Prazo: Para pagamento após o curso.
- Inscrição via Boleto ou Depósito Bancário (Pessoa Jurídica) a Prazo: Para pagamento após o curso.
 
CONDIÇÕES ESPECIAIS DE PAGAMENTO:
- Desconto de 10% sobre o preço do site para pagamento em até 20 dias corridos antes do curso (Boleto ou Depósito)
- Desconto de 5% sobre o preço do site para pagamento em até 10 dias corridos antes do curso (Boleto ou Depósito)
- Acréscimo de 10% sobre o preço do site para pagamento após o curso (Boleto, Depósito ou Empenho) para Pessoa Jurídica.
OBS: Após o preenchimento de sua ficha de inscrição, valide o seu desconto ou acréscimo no Link: Fale Conosco
 
 

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Pontuação CRC: 32 Pontos

Para mais informações, clique aqui

 

Objetivos: 
 

Neste curso será ensinado a correta aplicação das técnicas de elaboração das demonstrações contábeis, bem como as análises, auditorias  e  as conciliações  dos saldos das contas contábeis para o perfeito controle das contas patrimoniais (BP) e de resultado (DRE), baseado nas Normas Brasileiras de Contabilidade CPC/CFC e o IFRS, bem como na legislação societária e tributária.

Também trataremos dos cálculos e apuração do IRPJ e a CSLL das empresas tributadas pelo Lucro Real (Anual e Trimestral), através da escrituração da parte A e B do e-Lalur e e-Lacs, identificação dos custos e despesas indedutíveis e as receitas não tributáveis, base para o preenchimento do SPED-ECF), bem como as deduções, o aproveitamento de créditos e os incentivos fiscais.

Público Alvo: Contador, estudantes de contabilidade e demais profissionais interessados no assunto.

Metodologia:

CONTÁBIL: Teórico e prático utilizando planilhas de conciliação, relatórios de auditorias, contabilizações e exercícios de fixação dos conceitos abordados durante o curso.

TRIBUTÁRIO: Teórico e prático, através dos levantamentos dos balancetes mensais, faremos passo a passo os cálculos, apuração do IRPJ e a CSLL, bem como a escrituração das Partes A e B do e-Lalur e o e-Lacs.

BENEFÍCIO CONTÁBIL: Os participantes receberão materiais em Excel as planilhas contendo:

a) Plano de contas dividido por centro de custos, o Balanço Patrimonial e a DRE, já atualizados pelas Normas do IFRS, CFC  CPC;

b) Planilha modelo de conciliação das contas contábeis;

c) Planilhas de cálculo do leasing financeiro pela tabela price, ajuste a valor presente (AVP), DFC, DMPL e a DLPA.

 

BENEFÍCIO TRIBUTÁRIO: Ao término do treinamento, os participantes receberão um material contendo planilhas em excel para fins de cálculo automático do IRPJ e a CSLL do Lucro Real, a escrituração do e-Lalur / e-Lacs, Incentivos Fiscais, Plano de Contas em IFRS /CPC/CFC e um simulador de planejamento tributário para implantação junto às suas empresas.

 

Benefícios Exclusivos:

Endereço do Curso: Av.Paulista, 807 - 11º Andar, Conj. 1125 - Bela Vista, São Paulo/SP.
Mapa do Local

Descrição:LEIA MAIS...

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

MÓDULO I:  ELABORAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS PARA FINS CONTÁBEIS 

CARGA HORÁRIA: 16 HORAS

 

      1. BALANÇO PATRIMONIAL – BP (CPC 26  /  NBC TG 26)

  • Estrutura, conteúdo e elaboração
  • Classificação das contas contábeis de acordo com a sua estrutura
  • Distinção entre circulante e não circulante
  • Ativo Não Circulante
  • Passivo Circulante
  • Passivo Não Circulante
  • Patrimônio Líquido
  • Exercício de fixação.

   

       2. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO – DRE (CPC 26  /  NBC TG 26)

  • Receita Bruta
  • Receita Líquida
  • Lucro Bruto
  • Resultado Operacional
  • Lucro / Prejuízo Líquido
  • Operações descontinuadas
  • Exercício de fixação.

 

        3. DEMONSTRAÇÕES DOS LUCROS/PREJUÍZOS ACUMULADOS – DLPA (CPC 26  /  NBC TG 26)

  • Saldo do início do período e os ajustes de exercícios anteriores
  • Destinação para Reservas
  • Saldos no final do exercício.
  • Exercícios de fixação.

 

       4. DEMONSTRAÇÃO DAS MUTAÇÕES DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO – DMPL (CPC 26  /  NBC TG 26)

  • Grupos de contas que compõem o Patrimônio Líquido
  • Destinação de lucros e demais itens do Patrimônio Líquido
  • Informação a ser apresentada na demonstração das mutações do patrimônio líquido
  • Tratamento das Políticas Contábeis, Mudança de Estimativa e Retificação de Erro
  • Exercício de fixação.

   

       5. DEMONSTRAÇÃO DO RESULTADO ABRANGENTE – DRA (CPC 26  /  NBC TG 26)

  • Nova Demonstração Contábil para fins de apresentação
  • O que é a DRA e para que serve?
  • Quem está obrigado a elaborar
  • Estrutura de apresentação
  • Informações a serem apresentadas na DRA
  • Exercício de fixação.

 

       6. DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO – DVA (CPC 09  /  NBC TG 09)

  • Conceitos e objetivos
  • A DVA e o Balanço Social
  • O Papel Social da DVA
  • Como Elaborar a DVA
  • Características das Informações na DVA
  • Análise da DVA Através de Índices
  • Modelos de Apresentação da DVA
  • DVA para as Empresas Industriais
  • Exercício de fixação.

 

       7. DEMONSTRAÇÃO DO FLUXO DE CAIXA – DFC (CPC 03  /  NBC TG 03)

  • Conceitos e objetivos
  • Benefícios da DFC
  • Significado de caixa e equivalentes de caixa
  • Relação entre o fluxo econômico e financeiro
  • Transações que envolvem o caixa
  • Classificação por atividades
  • Atividades operacionais
  • Atividades de investimento
  • Atividades de financiamento
  • Técnica de elaboração pelos métodos direto e indireto
  • Divulgação dos fluxos de caixa
  • Exercício de fixação.

   

       8. NOTAS EXPLICATIVAS - NE (CPC 26  /  OCPC 07 / NBC TG 26)

  • Estrutura
  • Informações relevantes a serem divulgadas em NE
  • Outras divulgações
  • Modelo de Nota Explicativa
  • Exercício de fixação.

 

 

MÓDULO II:   PRÁTICO DE ANÁLISE E CONCILIAÇÃO CONTÁBIL 

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS

 

ANÁLISE E CONCILIAÇÃO CONTÁBIL

1.  Conciliação e Análise Contábil

  • O que é conciliação e reconciliação?
  • O que é análise contábil?
  • Por que a necessidade de conciliar e analisar as contas?
  • Origens das irregularidades contábeis e as formas de acertos
  • Investigação para efeito de localização das origens das pendências
  • Fontes de consultas para conciliação e análise
  • Cuidados a serem tomados para fins de regularizações das contas contábeis.


2. Conciliação, Análise Contábil e Fiscal das Contas Patrimoniais e de Resultado acordo com o IFRS, CFC e CPC

  • Disponível (caixa, bancos e investimentos)
  • Duplicatas a receber
  • Adiantamentos
  • Impostos a recuperar
  • Estoques
  • Ativos contingentes
  • Despesas antecipadas
  • Realizável a Longo Prazo
  • Ajuste a valor presente (AVP)
  • Investimentos
  • Imobilizado
  • Intangível
  • Impairment
  • Perdas estimadas
  • Fornecedores
  • Folha de pagamento
  • Benefícios a empregados
  • Conferência de impostos e contribuições (PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS, CSLL, IRPJ, IRRF, INSS, FGTS);
  • Impostos e contribuições retidos na fonte
  • Empréstimos
  • Leasing financeiro e operacional
  • Passivos contingentes
  • Provisões
  • Patrimônio Líquido
  • Receitas
  • Custos e Despesas por centro de custo
  • Lançamentos de provisões
  • Apuração e contabilização do IRPJ e a CSLL
  • Distribuição de lucros
  • Fechamento do balanço.


3. Casos Práticos
Serão desenvolvidos casos práticos para melhor assimilação do conteúdo apresentado.

 

 

MÓDULO III: ATIVO IMOBILIZADO, INTANGÍVEL E IMPAIRMENT (REGRAS CONTÁBEIS E FISCAIS)

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS

 

1. Comentários sobre a  Divisão do Ativo do Imobilizado e Intangível - Lei nº 11.638/07 e IFRS

  • Imobilizado / CPC 27
  • Intangível / CPC 4
2. Composição do Ativo Imobilizado e Intangível
  • Conceito de ativos
  • Bens tangíveis e intangíveis
  • Classificação dos bens e direitos
  • Descrição dos bens e direitos no plano de contas
3. Controle dos Bens por Fichas e Chapas
  • Modelo aprovado pela Receita Federal
  • Regras para chapeamento
  • Procedimentos para transferência de bens
4. Procedimento contábil e fiscal para imobilização
  • Regras para imobilização
  • Substituição de partes e peças
  • Bens importados
  • Bens de pequeno valor
  • Bens não ativáveis
  • Benfeitoria em bens de terceiros
  • Transferências de Bens entre Departamento ou de Local
  • Operações de leasing para o ativo imobilizado (CPC 06 / IFRS 16) e as mudanças contábeis a partir de 2019.
  • Implantação de Ajuste de Avaliação Patrimonial (ICPC 10)
5. Depreciação, Amortização e Exaustão
  • Conceitos de Depreciação, amortização e exaustão para fins contábeis pelo CPC 27 e CPC 4
  • Taxas depreciação, amortização e exaustão para fins legais (Lei nº 12.973/14 e IN nº 1.700/17)
  • Conceito de vida útil para fins de depreciação, amortização e exaustão (Lei nº 11.638/07)
  • Como controlar para fins contábeis e fiscais os valores da depreciações e amortizações pela IN RFB nº 1.700/17 (controle da subcontas e os reflexos no eLalur / eLacs
  • Bens depreciáveis e não depreciáveis
  • Depreciação de bens adquiridos usados
  • Bens em comodato
  • Bens utilizados na exploração mineral ou florestal
  • Depreciação acelerada normal
  • Depreciação acelerada incentivada
  • Contabilização das depreciações, amortizações e exaustão
6.Baixa de bens do ativo imobilizado
  • Procedimentos contábeis e fiscais
  • Ativos Não Circulantes Mantidos para Venda (CPC 31)
  • Controle fiscal dos prejuízos na alienação de bens e direitos do ativo imobilizado e intangível (IN RFB nº 1.700/17)
7. Outros tratamentos tributários
  • Créditos do PIS e COFINS na modalidade não cumulativa sobre as depreciações dos bens do ativo imobilizado.
  • Apuração de ganho de capital na venda de imobilizado
  • Controle dos Créditos de ICMS do Ativo Imobilizado (CIAP)
8. Valor Recuperável de Ativos (Impairment)
  • Objetivo e Definições
  • Mensuração do Valor Recuperável
  • Unidade Geradora de Caixa (UGC)
  • Aplicação do Teste do Valor Recuperável de Ativos
  • Estudo de Caso e Contabilização
  • Escrituração para fins fiscais baseado na Lei nº 12.973/14 e IN RFB nº 1.700/14
  • Modelo de Laudo de Avaliação do Valor Recuperável de Ativos Financeiros e Não Financeiros
9. Casos práticos
Serão desenvolvidos exercícios práticos para melhor assimilação do assunto abordado.
 
 
 
MÓDULO IV: CONTABILIZAÇÃO E CONCILIAÇÃO DA FOLHA DE PAGAMENTO
 
CARGA HORÁRIA: 8 HORAS
 
  • O Que é a Folha de Pagamento;
  • A folha de pagamento na era do eSocial;
  • Conceito de Proventos, Descontos e Incidências;
  • Classificação Contábil dos Elementos da Folha;
  • Contas Contábeis e o Plano de Contas;
  • Princípios Contábeis;
  • Analisando o Pró-labore Retenção de INSS e IRRF;
  • Contabilização do FGTS;
  • Contabilização de INSS Patronal;
  • Contabilização das Férias,
  • 13º Salario e Pro – Labore.
  • Conciliando a folha de pagamento.

 

MÓDULO V: LUCRO REAL - COMO CALCULAR E APURAR O IRPJ E A CSLL (PARTE A E B DO eLALUR/eLACS)

CARGA HORÁRIA: 8 HORAS

 

 LUCRO REAL
 
Pessoas Jurídicas Tributadas com base no Lucro Real
  • Conceito 
  • Apuração do Imposto 
 
Lucro Real Trimestral
  • Apuração do imposto 
  • Compensação de prejuízos fiscais 
  • Pagamento do imposto 
  • Contribuição Social Sobre o lucro Líquido 
  • Vantagens e desvantagens 
  • Casos práticos  
 
Lucro Real Anual – Regime de Estimativa
  • Apuração do imposto 
  • Conceito de receita bruta 
  • Valores que não integra a receita bruta 
  • Percentuais aplicados sobre a receita bruta
  • Deduções permitidas 
  • Base de cálculo do imposto 
  • Pagamento do imposto 
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido
  • Vantagens e desvantagens 
  • Casos práticos 
 
Lucro Real Anual – Balanço de Suspensão ou Redução
  • Condição para suspender ou reduzir o pagamento 
  • Como escriturar a parte A e B do eLalur e eLacs
  • Adições e exclusões do lucro líquido 
  • Despesas dedutíveis e indedutíveis
  • Receitas tributáveis e não tributáveis
  • Tabela completa de adições e exclusões contidas na ECF
  • Compensação de prejuízos fiscais 
  • Deduções permitidas 
  • Base de cálculo do imposto 
  • Pagamento do imposto 
  • Contribuição Social sobre o Lucro Líquido 
  • Vantagens e desvantagens 
  • Casos práticos
 
CASOS PRÁTICOS:
Serão desenvolvidos exercícios para melhor assimilação do conteúdo abordado.
 
 
Atenção: Trazer calculadora simples.

Condições para Inscrição e Realização do Curso Leia Mais

 
 
FORMAS E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
 
FORMAS DE PAGAMENTO (CURSOS PRESENCIAIS E ONLINE  COM TRANSMISSÃO AO VIVO):
- Inscrição via Boleto à Vista: Para pagamento até 2 dias (úteis) antes do curso.
- Inscrição via Depósito Bancário à Vista: Para pagamento até 1 dia (útil) antes do curso. 
- Inscrição via Cartão de Crédito: Em 1X sem juros ou em até 12X com juros (PagSeguro), para compra até o dia do curso.
- Inscrição via Empenho (Órgãos Públicos) a Prazo: Para pagamento após o curso.
- Inscrição via Boleto ou Depósito Bancário (Pessoa Jurídica) a Prazo: Para pagamento após o curso (sujeito à aprovação).
 
 
FORMAS DE PAGAMENTO (CURSOS ONLINE GRAVADO - DISPONÍVEL):
- Inscrição via Boleto à Vista.
- Inscrição via Depósito Bancário à Vista.
- Inscrição via Cartão de Crédito: Em 1X sem juros ou em até 12X com juros (PagSeguro), para compra até o dia do curso.
- Inscrição via Empenho (Órgãos Públicos) a Prazo: Para pagamento após o curso.
 
 
POLÍTICA PARA PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS

 

CURSOS PRESENCIAIS:

1 - Incluso no Valor da Inscrição:
Coffee– Break e Material Didático em formato pdf.    
                                                                                                                                       
2 - Emissão de Certificado 
O aluno receberá seu certificado final da apresentação do curso.

3 - Assistência ao Aluno:
Após o encerramento do curso, oferecemos aos participantes uma assistência por mais 30 dias, via e-mail, para sanar as dúvidas diretamente com o instrutor, relacionada ao conteúdo abordado em sala de aula, limitada a 3 perguntas.

 

CURSOS ONLINE:

I - Modalidades dos Cursos:
- Transmissão ao Vivo:  Para o aluno que deseja o curso na data programada com o instrutor;
- Gravado e Disponível: Para o aluno que deseja o curso disponível sem data programada com o instrutor.

 

II -  Cursos Online (Transmissão ao Vivo):

Apresentação das Aulas ao Vivo: Para o aluno que deseja o curso na data programada com o instrutor.
Nesta modalidade o aluno poderá interagir diretamente com o Instrutor através da nossa Plataforma Integrativa, via Transmissão ao Vivo pelo ZOOM Meeting, esclarecendo as dúvidas em tempo real e compartilhando experiências e conteúdos.

Confirmação ou Cancelamento
Será enviado por e-mail para fins de confirmação ou cancelamento em até 1 útil antes da realização do curso.

Envio do Material 
Será enviado por e-mail no formato pdf. até o dia do curso.

Assistência ao Aluno:
Após o encerramento do curso, oferecemos aos participantes uma assistência por mais 30 dias, via e-mail, para sanar as dúvidas diretamente com o instrutor, relacionada ao conteúdo abordado em sala de aula, limitada a 3 perguntas.

Certificado de Participação e a Ficha de Avaliação:
Será enviado por e-mail em pdf após a realização do Curso.

Cursos Pontuados pelo CRC Descritos no Site (Profissionais de Contabilidade)
Para os cursos pontuados pelo CRC conforme NBC PG 12 (R3) – Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade, caso o aluno não tenha informado na ficha de inscrição o número do seu CRC/SP (para profissionais do Estado de São Paulo), ou o seu CPF, para profissionais de outros estados do país, deverá encaminhar o seu respectivo número por e-mail, para fins de pontuação no CRC.

Acesso ao Sistema (Login e Senha)
I) O login e a senha será enviado ao aluno por e-mail, após o preenchimento e envio da ficha de inscrição e pagamento do curso;
II) O login e senha disponibilizado é de uso pessoal e intransferível, correspondente ao valor da inscrição descrito no site.
III) É expressamente proibida a reprodução total e/ou parcial ou divulgação para quaisquer fins do conteúdo apresentado neste curso. (Lei dos Direitos Autorais nº 9.610 de 19/02/98, art. 29).

 

III -  Cursos Online (Gravado - Disponível): Para o aluno que deseja o curso disponível sem data programada com o instrutor.

Formas de Acesso à Plataforma:
- Através do e-mail enviado, seja bem-vindo ao curso, ou
- Na tela principal do nosso site, canto direito, acesse seu Curso Online, ou
- No Menu Curso Online (Gravado-Disponível), selecionar o curso desejado e clicar: Acesse seu Curso Online.
OBS: O login e senha disponibilizado é de uso pessoal e intransferível, correspondente ao valor da inscrição descrito no site.

Acesso ao Conteúdo: 

Conteúdo Gravado - Videoaula (Não Baixável)
O aluno poderá acessar a videoaula, quando desejar, por um período de 30 dias ou mais de acordo com o curso e a carga horária estipulada no site, a contar da data do pagamento e liberação do curso.

Materiais Didáticos (Baixáveis) - Para Impressão ou Gravação
a) Apostila em pdf. com a apresentação do instrutor;
b) Material de apoio em arquivos (opcional);
c) Exercícios (opcional).
Os materiais didáticos são os mesmos disponibilizados nos cursos presenciais.

Prazo para acesso ao Conteúdo
- O prazo para acesso à plataforma EAD está descrito no anúncio do curso em nosso site.
- Após expirar o prazo de acesso ao curso, é possível a prorrogação por mais 10 dias corridos com o pagamento da taxa de 50% do valor do curso para cobertura dos nossos custos. Após esse prazo, será cobrado o valor integral do curso.

Assistência ao Aluno
Oferecemos também aos participantes uma assistência durante o período do curso, via e-mail, para sanar as dúvidas relacionadas ao conteúdo abordado no curso, limitada a 3 perguntas.

Emissão de Certificado Após o Curso
I) O aluno terá acesso ao seu certificado diretamente na plataforma de apresentação do curso;
II) Requisitos necessários para concessão do Certificado:
- Participação igual ou superior a 75% da carga horária do curso.
- Para a contagem do percentual mínimo de 75% da carga horária do curso e emissão do certificado, é necessário o aluno(a) clicar em "MARCAR COMO ASSISTIDA" em cada aula concluída, conforme descrito na plataforma EAD.

Ficha de Avaliação:
Será enviado por e-mail em pdf após a realização do Curso.

Cursos Pontuados pelo CRC Descritos no Site (Profissionais de Contabilidade)
Para os cursos pontuados pelo CRC conforme NBC PG 12 (R3) – Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade, caso o aluno não tenha informado na ficha de inscrição o número do seu CRC/SP (para profissionais do Estado de São Paulo), ou o seu CPF, para profissionais de outros estados do país, deverá encaminhar o seu respectivo número por e-mail, para fins de pontuação no CRC.

Acesso ao Sistema (Login e Senha)
I) O login e a senha será enviado ao aluno por e-mail, após o preenchimento e envio da ficha de inscrição e pagamento do curso;
II) O login e senha disponibilizado é de uso pessoal e intransferível, correspondente ao valor da inscrição descrito no site.
III) É expressamente proibida a reprodução total e/ou parcial ou divulgação para quaisquer fins do conteúdo apresentado neste curso. (Lei dos Direitos Autorais nº 9.610 de 19/02/98, art. 29).

Critérios de Adiamento ou Cancelamento de InscriçõesLeia Mais

                                                       

                                                         Critérios de Adiamento ou Cancelamento de Inscrições
 
Da Premier Cursos:

I – A empresa reserva-se o direito de alterar datas e horários, quando não atingir o número mínimo de participantes para a realização do evento ou outros motivos, com 2 (dois) dias úteis de antecedência da data prevista para o início do curso. A empresa também não se responsabiliza por quaisquer gastos com deslocamento pelo participante para a realização do treinamento em função das referidas alterações;

II – Nas condições do curso ser transferido para outra data e o aluno tenha efetuado o pagamento da inscrição, poderá solicitar o reembolso do valor já pago ou utilizá-lo como crédito para outro treinamento de sua escolha. O Prazo máximo para reembolso do valor pago ou utilização do crédito é de 6 (seis) meses, a contar da data programada do curso.

III - Caso o curso seja cancelado e o aluno tenha efetuado o pagamento da inscrição, devolveremos integralmente o valor da inscrição;
 

Do Aluno:

I – Para participação do curso, é necessário o aluno está inscrito de acordo com a política de pagamento da Premier Cursos.

II – O preenchimento da ficha de inscrição não garante a participação do aluno e nem a confirmação do curso, é necessário aguardar o e-mail de confirmação da turma, que se dará em até 2 (dois) dias úteis antes do evento.
 
III – Caso o aluno não possa participar do curso, deverá informar o seu cancelamento de participação em até 2 (dois) dias úteis de antecedência ou solicitar a substituição por outro participante.

IV – Caso o aluno não compareça no dia do curso, o valor pago não será reembolsado, exceto por força maior comprovado (atestado médico, boletim de ocorrência ou similar).
Outras opções para participar deste curso:

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