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Sobre:

 

Apresentação:

Se fraudes, desfalques e corrupções não forem combatidos tendem a crescer, contagiar outras pessoas, áreas, afetar a produtividade e até mesmo a sobrevivência das organizações. Com a vigência da Legislação Anticorrupção para as Empresas Privadas (Lei 12.846/13 e Decreto 8420/15) e Lei 13.303/16 de Responsabilidade para as Empresas Estatais e Decreto 8945/16, importantes aspectos devem ser observados pelas organizações Privadas e Públicas. Controles Internos, Gestão de Riscos, Compliance e outras boas práticas podem ser adotados pelas organizações, para prevenir e detectar fraudes, desfalques, erros e corrupções, ajudando a melhorar os resultados pela efetividade dos processos e redução das perdas e eventuais penalidades aplicadas às organizações Privadas, Públicas e a seus gestores.

 

Objetivos:

  • Conhecer as dimensões dos danos que as fraudes provocam, além de importantes informações sobre o perfil profissional e pessoal dos fraudadores, áreas mais visadas, meios e circunstâncias facilitadoras.
  • Conhecer os principais impactos (sanções, atenuantes e prevenções) da Legislação Anticorrupção para as Empresas Privadas e de Responsabilidade das Empresas Estatais, para as Organizações.
  • Entender como os Controles Internos, Gestão de Riscos, Compliance e outras boas práticas, podem contribuir na prevenção e detecção de fraudes, desfalques e corrupções, que tanto prejudicam as organizações.
  • Transmitir conhecimentos que ajudem os profissionais e suas organizações na Gestão de Riscos e Prevenção de Fraudes, Corrupções e Compliance, através de práticas efetivas, que indiquem rapidamente sua existência e condutas mais adequadas, caso ocorram.
  • Entregar modelo de Código de Conduta, para adequação à Organização.

 

Apostila baixável em pdf contendo 77 Páginas e de fácil entendimento.

 

Forma de Envio do Conteúdo:  Por e-mail em pdf.

 

Público Alvo: Auditores, Consultores, Gestores e colaboradores das áreas de Auditoria, Compliance, Controladoria, Controles Internos, Gestão de Riscos, Segurança Patrimonial, Jurídico além de profissionais e estudantes interessados no tema do curso.

 

 

AUTOR: JOSÉ ANTONIO PEREIRA GONÇAÇVES, 5ª EDIÇÃO, SÃO PAULO, 2019.

 

Conteúdo Completo da Apostila (Parte Integrante do Curso Prevenção de Fraudes, Compliance e Impactos da Legislação Anticorrupção nas empresas Privadas e Públicas):

 

1.  Breve Introdução / Sensibilização

  • Importantes informações sobre dimensões das fraudes no mundo e no Brasil.
  • Áreas mais sensíveis, tipos mais comuns de fraudes e perfil do fraudador.
  • Principais circunstâncias facilitadoras, meios de prevenção e descoberta.
  • Os componentes do Triângulo da Fraude e Diretrizes para Prevenção de Riscos e Construção da Lealdade. 

 2. A Gestão de Riscos e o Controle Interno para prevenção às Fraudes, Desfalques, Erros e Corrupções:

  • Erros e fraudes – Conceitos, classificação e tipos.
  • Condições e indícios que podem facilitar a existência de fraudes e erros.
  • Áreas críticas e como se podem reduzir as oportunidades de ilicitos.
  • A gestão de riscos, o controle interno e TI para prevenção de fraudes e erros.
  • Diretrizes recomendadas às empresas em relação às fraudes e corrupções.

3. Compliance e impactos da Legislação Anticorrupção para as empresas privadas e públicas

  • Introdução e conceitos.
  • A importância estratégica do Compliance e alinhamento proposto para melhores resultados
  • Metodologia PEACE para melhor Compliance.
  • Pontos fundamentais sobre Compliance.
  • Diferença entre Auditoria Interna e Compliance.
  • Objetivos, Missão, Elementos e Implementação do Compliance.
  • Impactos da Legislação Anticorrupção para as Empresas Privadas (Lei 12.846/13 e Decreto 8.420/15), de Responsabilidade das Empresas Estatais (Lei 13.303/16 e Decreto 8.945/16) e Compliance em Licitações.

4. Exercícios e casos práticos para aplicar conhecimentos e melhorar o Controle Interno.

5. Entrega de Modelo de Código de Conduta para adequação à Organização.

  • Pontos de esclarecimentos sobre o Código de Conduta a ser apresentado como proposta à sua organização.