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Nome do Curso: Capacitação Básica à Área Fiscal para Compradores e Vendedores

Área: Vendas / MKT / Compras / Logística

Data: 30/04/2024 (Terça) PRÓXIMAS DATAS
Carga Horária: 8 Horas Local: São Paulo Horário: 9h às 12h e 13h às 18h (Diurno)
Valor por aluno : R$ 790,00 Instrutor: Dirceu Antonio Passos CONHEÇA O INSTRUTOR

Detalhes Do Curso

FORMAS DE PAGAMENTO:
- Inscrição via Boleto à Vista: Para pagamento até 2 dias (úteis) antes do curso.
- Inscrição via Depósito Bancário à Vista: Para pagamento até o dia curso. 
- Inscrição via Cartão de Crédito: Em 1X sem juros ou em até 12X com juros (PagSeguro), para compra até o dia do curso.
- Inscrição via Empenho (Órgãos Públicos) a Prazo: Para pagamento após o curso.
- Inscrição via Boleto ou Depósito Bancário (Pessoa Jurídica) a Prazo: Para pagamento após o curso.
 

 

Por que participar?

Cada vez mais, a correta observância dos procedimentos fiscais se faz necessária para se evitar contingências que culminem em autuação fiscal, bem como para se estabelecer a carga tributária adequada às operações praticadas pelos contribuintes, evitando-se, assim, pagamento desnecessário de tributos.

Passou a ser um imperativo aos profissionais de compras e vendas atualizar-se também com as questões relacionadas aos aspectos fiscais de seu negócio, para que possam gerar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.

Assim, através de uma abordagem prática e objetiva, o curso pretende atualizar os profissionais das áreas comerciais para o desempenho de suas funções em nível operacional, tático e estratégico, levando em conta a importância das questões fiscal e tributária nas negociações comerciais.

 

Objetivo: 

Cada vez mais, a correta observância dos procedimentos fiscais se faz necessário para se evitar contingências que culminem em autuação fiscal, bem como para se estabelecer a carga tributária adequada às operações praticadas pelos contribuintes, evitando-se, assim, pagamento desnecessário de tributos.

Passou a ser um imperativo aos profissionais de compras, atualizar-se também com as questões relacionadas aos aspectos fiscais de seu negócio, para que possam gerar vantagens competitivas em relação aos seus concorrentes.

Assim, através de uma abordagem prática e objetiva, o curso pretende atualizar os profissionais das áreas comerciais para o desempenho de suas funções em nível operacional, tático e estratégico, levando em conta a importância das questões fiscal e tributária nas negociações comerciais.

Público Alvo: Além de compradores e vendedores, destina-se também a gerentes, especialistas, supervisores, analistas e demais profissionais das áreas de compras, vendas, logística, fiscal, contabilidade, suporte administrativo/operacional e de outras áreas de interesse em indústrias, comércio e prestadoras de serviços.

Benefícios Exclusivos:

Endereço do Curso: Av.Paulista, 807 - 11º Andar, Conj. 1125 - Bela Vista,São Paulo/SP.
Mapa do Local

Descrição:LEIA MAIS...

Programa do Curso:

1 - Impactos tributários na gestão de compras e venda das empresas:
1.1. Compra e Venda: “O verso e o reverso de uma mesma moeda”

1.2. Composição do custo e do preço da mercadoria ou do serviço

1.3. Tributos calculados “por dentro” e “por fora”

1.4. Custo, Preço e Resultado: Uso do Mark-up

   1.4.1. Mark-up Divisor

   1.4.2. Mark-up Multiplicador

   1.4.3. Estrutura do Mark-up

   1.4.4. Frete, Seguro e Outras parcelas acessórias no preço dos produtos e serviços

1.5. Compras: Preço X Custo de Aquisição Final

1.6. Compras: Cotação e seus desafios

 

2. Custo de Aquisição Final

2.1. Custo de Aquisição Final = Preço Integrante da NF + Outros valores não integrantes da NF Créditos dos Impostos

2.2. Preço Integrante da NF: Valor do produto, frete, seguro, descontos, outras despesas, ICMS-ST, IPI ...

2.3. Outros valores não integrantes da NF: Difal, ICMS-ST, ICMS-Diferido, Frete CIF ...

2.4. Créditos dos Impostos: Condições para o crédito de cada tributo

2.5. Cotação e Tributos: “Nem sempre o menor preço representa o menor custo!”

2.6. Questões importantes para fechar uma cotação:

   2.6.1. O que eu preciso saber sobre minha Empresa?

   2.6.2. O que eu preciso saber sobre meu Fornecedor?

   2.6.3. Frete: Transporte com Cláusula CIF ou FOB

 

3 – Entendendo o ICMS

3.1. Legislação em âmbito nacional e estadual

3.2. Benefícios Fiscais (não incidência, imunidade, isenção, suspensão e diferimento)
3.4. Itens que compõe a Base de Cálculo

   3.4.1. Descontos Condicionais e Incondicionais

   3.4.2. IPI na Base de Cálculo: Quando é obrigatório

3.5. Alíquota Internas e Interestaduais

3.6. Alíquota de produtos importados

3.7. Alíquota de produtos nacionais com conteúdo importado

3.8. Inclusão do IPI na Base de cálculo e o impacto no preço do produto

3.9. Acréscimos ao valor das compras: Outros valores não integrantes da NF:

   3.9.1 Diferencial de Alíquota (DIFAL):

      3.9.1.1. Quando é exigido

      3.9.1.2. Quando deve ser recolhido pelo Vendedor

      3.9.1.3. Quando deve ser recolhido pelo Comprador

      3.9.1.4. Forma de cálculo de cada Estado: Base única e base dupla

      3.9.1.5. Polêmicas em decorrência da publicação da LC 190/22

      3.9.1.6. Impacto do FCP (Fundo de Combate à Pobreza) na composição da BC do DIFAL

   3.9.2. Substituição Tributária:

      3.9.2.1. O que é e como é calculado

      3.9.2.2. Necessidade de Convênio ou Protocolo

      3.9.2.3. Cálculo do ICMS-ST na Indústria ou Importador

      3.9.2.4. Situações específicas:

         3.9.2.4.1. Compra para Consumo

         3.9.2.4.2. Compra para Industrialização

         3.9.2.4.3. Compra para Revenda

      3.9.2.5. Ponto de Equilíbrio na aquisição de produto com ICMS-ST e sem ICMS-ST

   3.9.3. Antecipação Tributária:

      3.9.3.1. O que é e como é calculado

      3.9.3.2. Quando é devido

      3.9.3.3. Quais as consequências

   3.9.4. Diferimento:

      3.9.4.1. O que é e como é calculado

      3.9.4.2. Quando é devido

      3.9.4.3. Quais as consequências

 

4 – Entendendo o IPI

4.1. Legislação Básica

4.2. Quem são os contribuintes

   4.2.1. Industrializador

   4.2.2. Importador

   4.2.3. Equiparado a Industrial

      4.2.3.1 Situação do Equiparado a Industrializador por opção

4.3. Caracterização da industrialização

   4.3.1. Transformação

   4.3.2. Montagem

   4.3.3. Acondicionamento

   4.3.4. Renovação e Restauração

   4.3.5. Beneficiamento

4.4. Benefícios Fiscais (não incidência, imunidade, isenção, suspensão, alíquota zero)
4.5. Cálculo do imposto

4.6. Alíquota e o princípio da seletividade

4.7. Importância da NCM

 

5 – Entendendo o PIS e a COFINS

5.1. Legislação Básica

5.2. Benefícios Fiscais (não incidência, imunidade, isenção, suspensão, alíquota zero)
5.3. Quem são os contribuintes das modalidades:

   5.3.1. Cumulatividade

   5.3.2. Não cumulatividade

5.4. Base de Cálculo do PIS e da COFINS

   5.4.1. Receita Bruta (Lucro Real)

   5.4.2. Faturamento (Lucro Presumido)

5.5. Alíquotas aplicadas

5.6. Tributação Concentrada

   5.6.1. Cobrança Monofásica

   5.6.2. Substituição Tributária

 

6 – Itens excluídos do custo de Aquisição (Créditos dos Impostos)

6.1. Compras: Cotação e os tributos

6.2. Tipos de movimentação de compra e a importância da parametrização do sistema (CFOP, CST, NCM, UF do Fornecedor...)

6.3. Exemplo de operações de compras: Definição, alcance dos termos e CFOP:

   6.3.1. Matéria Prima

   6.3.2. Material de Embalagem

   6.3.3. Material de Revenda

   6.3.4. Material Intermediário

   6.3.5. Material de Uso e Consumo

   6.3.6. Ativo Imobilizado

6.4. Importância das informações no Pedido de Compras

 

7 – Particularidades para o crédito de cada tributo (ICMS, IPI, PIS e COFINS):

7.1. Crédito do ICMS

   7.1.1. Embasamento Legal

   7.1.2. Conceito de insumo - Alcance do termo e condições para efeito do crédito:

      7.1.2.1. Matéria Prima

      7.1.2.2. Material de Embalagem

      7.1.2.3. Material de Revenda

      7.1.2.4. Material Intermediário

      7.1.2.5. Material de Uso e Consumo (vedação)

      7.1.2.6. Ativo Imobilizado (critérios e o uso do CIAP)

      7.1.2.7. Transporte (Frete)

   7.1.3. Aquisição de fornecedor enquadrado no Simples Nacional (condições e limites para o crédito)

 

7.2 - Crédito do IPI

   7.2.1. Embasamento Legal

   7.2.2. Conceito de insumo - Alcance do termo e condições para efeito do crédito:

      7.2.2.1. Matéria Prima

      7.2.2.2. Material de Embalagem

      7.2.2.3. Material Intermediário

      7.2.2.4. Material de Revenda

      7.2.2.5. Material de Uso e Consumo (vedação)

   7.2.3. Compras de Empresas Equiparadas a Industrial por Opção

   7.2.4. Compras de Empresas Comercial Atacadista não contribuinte (crédito presumido)

      7.2.4.1 O que é o crédito presumido e como calcular

   7.2.5. Aquisição de fornecedor enquadrado no Simples Nacional

 

7.3 - Crédito do PIS e da COFINS

   7.3.1. Embasamento Legal

   7.3.2. Conceito de insumo - Alcance do termo e condições para efeito do crédito:

      7.3.2.1. Matéria Prima

      7.3.2.2. Material de Embalagem

      7.3.2.3. Material Intermediário

      7.3.2.4. Material de Revenda

      7.3.2.5. Material de Uso e Consumo (vedação)

      7.3.2.6. Lubrificantes, partes e peças de reposição das máquinas e equipamentos

      7.3.2.7. EPI – Equipamento de Proteção Industrial

      7.3.2.8. Ativo Imobilizado

      7.3.2.9. Transporte (Frete)

   7.3.3. Aquisição de fornecedor enquadrado no Simples Nacional

  

8 - Importação:
8.1. Tributos devidos na operação
8.2. Momento do pagamento dos tributos
8.3. Procedimentos fiscais exigidos pela legislação fiscal para trazer a mercadoria para o estabelecimento

8.4. Guerra dos Portos e a alíquota de 4% do ICMS nas importações

 

9 – Tratamento fiscal (definição, tributação, benefícios e exigência)

9.1. Amostra Grátis

9.2. Doação

9.3. Brinde e

9.4. Bonificação

 

10 - Serviços Tomados
10.1. Retenções exigidas: ISS, IRRF, PIS, COFINS, CSLL e INSS (regras gerais e particularidades)

10.2. Gastos com materiais e equipamentos na prestação de serviços: Regras para exclusão do ISS e do INSS

10.3. Prestação de serviço com fornecimento de material: Quando haverá necessidade de separação em duas NF´s (material + serviço)

10.4. Prestação de serviço com fornecimento de material: Quando haverá necessidade de emissão de uma única NF (somente serviço)

10.5. A importância dos contratos de prestação de serviços quanto as retenções

10.6. Local do recolhimento do ISS e a alíquota aplicada

10.7. Observância dos Fatos Geradores das Retenções para evitar gastos com multas e juros

10.8. Diferença entre Industrialização e Prestação de Serviços (importância da informação do contratante)

10.9. Cuidados na contração de serviços e no recebimento das notas fiscais

 

11 – Exercício de Fixação

 

OBS: TRAZER CALCULADORA SIMPLES.

Condições para Inscrição e Realização do Curso Leia Mais

 
 
FORMAS E CONDIÇÕES DE PAGAMENTO
 
FORMAS DE PAGAMENTO (CURSOS PRESENCIAIS E ONLINE  COM TRANSMISSÃO AO VIVO):
- Inscrição via Boleto à Vista: Para pagamento até 2 dias (úteis) antes do curso.
- Inscrição via Depósito Bancário à Vista: Para pagamento até 1 dia (útil) antes do curso. 
- Inscrição via Cartão de Crédito: Em 1X sem juros ou em até 12X com juros (PagSeguro), para compra até o dia do curso.
- Inscrição via Empenho (Órgãos Públicos) a Prazo: Para pagamento após o curso.
- Inscrição via Boleto ou Depósito Bancário (Pessoa Jurídica) a Prazo: Para pagamento após o curso (sujeito à aprovação).
 
 
FORMAS DE PAGAMENTO (CURSOS ONLINE GRAVADO - DISPONÍVEL):
- Inscrição via Boleto à Vista.
- Inscrição via Depósito Bancário à Vista.
- Inscrição via Cartão de Crédito: Em 1X sem juros ou em até 12X com juros (PagSeguro), para compra até o dia do curso.
- Inscrição via Empenho (Órgãos Públicos) a Prazo: Para pagamento após o curso.
 
 
POLÍTICA PARA PARTICIPAÇÃO NOS CURSOS

 

CURSOS PRESENCIAIS:

1 - Incluso no Valor da Inscrição:
Coffee– Break e Material Didático em formato pdf.    
                                                                                                                                       
2 - Emissão de Certificado 
O aluno receberá seu certificado final da apresentação do curso.

3 - Assistência ao Aluno:
Após o encerramento do curso, oferecemos aos participantes uma assistência por mais 30 dias, via e-mail, para sanar as dúvidas diretamente com o instrutor, relacionada ao conteúdo abordado em sala de aula, limitada a 3 perguntas.

 

CURSOS ONLINE:

I - Modalidades dos Cursos:
- Transmissão ao Vivo:  Para o aluno que deseja o curso na data programada com o instrutor;
- Gravado e Disponível: Para o aluno que deseja o curso disponível sem data programada com o instrutor.

 

II -  Cursos Online (Transmissão ao Vivo):

Apresentação das Aulas ao Vivo: Para o aluno que deseja o curso na data programada com o instrutor.
Nesta modalidade o aluno poderá interagir diretamente com o Instrutor através da nossa Plataforma Integrativa, via Transmissão ao Vivo pelo ZOOM Meeting, esclarecendo as dúvidas em tempo real e compartilhando experiências e conteúdos.

Confirmação ou Cancelamento
Será enviado por e-mail para fins de confirmação ou cancelamento em até 1 útil antes da realização do curso.

Envio do Material 
Será enviado por e-mail no formato pdf. até o dia do curso.

Assistência ao Aluno:
Após o encerramento do curso, oferecemos aos participantes uma assistência por mais 30 dias, via e-mail, para sanar as dúvidas diretamente com o instrutor, relacionada ao conteúdo abordado em sala de aula, limitada a 3 perguntas.

Certificado de Participação e a Ficha de Avaliação:
Será enviado por e-mail em pdf após a realização do Curso.

Cursos Pontuados pelo CRC Descritos no Site (Profissionais de Contabilidade)
Para os cursos pontuados pelo CRC conforme NBC PG 12 (R3) – Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade, caso o aluno não tenha informado na ficha de inscrição o número do seu CRC/SP (para profissionais do Estado de São Paulo), ou o seu CPF, para profissionais de outros estados do país, deverá encaminhar o seu respectivo número por e-mail, para fins de pontuação no CRC.

Acesso ao Sistema (Login e Senha)
I) O login e a senha será enviado ao aluno por e-mail, após o preenchimento e envio da ficha de inscrição e pagamento do curso;
II) O login e senha disponibilizado é de uso pessoal e intransferível, correspondente ao valor da inscrição descrito no site.
III) É expressamente proibida a reprodução total e/ou parcial ou divulgação para quaisquer fins do conteúdo apresentado neste curso. (Lei dos Direitos Autorais nº 9.610 de 19/02/98, art. 29).

 

III -  Cursos Online (Gravado - Disponível): Para o aluno que deseja o curso disponível sem data programada com o instrutor.

Formas de Acesso à Plataforma:
- Através do e-mail enviado, seja bem-vindo ao curso, ou
- Na tela principal do nosso site, canto direito, acesse seu Curso Online, ou
- No Menu Curso Online (Gravado-Disponível), selecionar o curso desejado e clicar: Acesse seu Curso Online.
OBS: O login e senha disponibilizado é de uso pessoal e intransferível, correspondente ao valor da inscrição descrito no site.

Acesso ao Conteúdo: 

Conteúdo Gravado - Videoaula (Não Baixável)
O aluno poderá acessar a videoaula, quando desejar, por um período de 30 dias ou mais de acordo com o curso e a carga horária estipulada no site, a contar da data do pagamento e liberação do curso.

Materiais Didáticos (Baixáveis) - Para Impressão ou Gravação
a) Apostila em pdf. com a apresentação do instrutor;
b) Material de apoio em arquivos (opcional);
c) Exercícios (opcional).
Os materiais didáticos são os mesmos disponibilizados nos cursos presenciais.

Prazo para acesso ao Conteúdo
- O prazo para acesso à plataforma EAD está descrito no anúncio do curso em nosso site.
- Após expirar o prazo de acesso ao curso, é possível a prorrogação por mais 10 dias corridos com o pagamento da taxa de 50% do valor do curso para cobertura dos nossos custos. Após esse prazo, será cobrado o valor integral do curso.

Assistência ao Aluno
Oferecemos também aos participantes uma assistência durante o período do curso, via e-mail, para sanar as dúvidas relacionadas ao conteúdo abordado no curso, limitada a 3 perguntas.

Emissão de Certificado Após o Curso
I) O aluno terá acesso ao seu certificado diretamente na plataforma de apresentação do curso;
II) Requisitos necessários para concessão do Certificado:
- Participação igual ou superior a 75% da carga horária do curso.
- Para a contagem do percentual mínimo de 75% da carga horária do curso e emissão do certificado, é necessário o aluno(a) clicar em "MARCAR COMO ASSISTIDA" em cada aula concluída, conforme descrito na plataforma EAD.

Ficha de Avaliação:
Será enviado por e-mail em pdf após a realização do Curso.

Cursos Pontuados pelo CRC Descritos no Site (Profissionais de Contabilidade)
Para os cursos pontuados pelo CRC conforme NBC PG 12 (R3) – Educação Profissional Continuada do Conselho Federal de Contabilidade, caso o aluno não tenha informado na ficha de inscrição o número do seu CRC/SP (para profissionais do Estado de São Paulo), ou o seu CPF, para profissionais de outros estados do país, deverá encaminhar o seu respectivo número por e-mail, para fins de pontuação no CRC.

Acesso ao Sistema (Login e Senha)
I) O login e a senha será enviado ao aluno por e-mail, após o preenchimento e envio da ficha de inscrição e pagamento do curso;
II) O login e senha disponibilizado é de uso pessoal e intransferível, correspondente ao valor da inscrição descrito no site.
III) É expressamente proibida a reprodução total e/ou parcial ou divulgação para quaisquer fins do conteúdo apresentado neste curso. (Lei dos Direitos Autorais nº 9.610 de 19/02/98, art. 29).

Critérios de Adiamento ou Cancelamento de InscriçõesLeia Mais

                                                       

                                                         Critérios de Adiamento ou Cancelamento de Inscrições
 
Da Premier Cursos:

I – A empresa reserva-se o direito de alterar datas e horários, quando não atingir o número mínimo de participantes para a realização do evento ou outros motivos, com 2 (dois) dias úteis de antecedência da data prevista para o início do curso. A empresa também não se responsabiliza por quaisquer gastos com deslocamento pelo participante para a realização do treinamento em função das referidas alterações;

II – Nas condições do curso ser transferido para outra data e o aluno tenha efetuado o pagamento da inscrição, poderá solicitar o reembolso do valor já pago ou utilizá-lo como crédito para outro treinamento de sua escolha. O Prazo máximo para reembolso do valor pago ou utilização do crédito é de 6 (seis) meses, a contar da data programada do curso.

III - Caso o curso seja cancelado e o aluno tenha efetuado o pagamento da inscrição, devolveremos integralmente o valor da inscrição;
 

Do Aluno:

I – Para participação do curso, é necessário o aluno está inscrito de acordo com a política de pagamento da Premier Cursos.

II – O preenchimento da ficha de inscrição não garante a participação do aluno e nem a confirmação do curso, é necessário aguardar o e-mail de confirmação da turma, que se dará em até 2 (dois) dias úteis antes do evento.
 
III – Caso o aluno não possa participar do curso, deverá informar o seu cancelamento de participação em até 2 (dois) dias úteis de antecedência ou solicitar a substituição por outro participante.

IV – Caso o aluno não compareça no dia do curso, o valor pago não será reembolsado, exceto por força maior comprovado (atestado médico, boletim de ocorrência ou similar).
Outras opções para participar deste curso:

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